top of page
Monte Roraima capa page.png

UM DESAFIO PESSOAL

MTB & TREKKING

WPP 2.png
LOGO TERRAU ESPORTES INVERTIDA - PNG.png

                      EXPEDIÇÃO TERRAU 11 DIAS - MONTE RORAIMA - 2023
                      
CHEGADA EM BOA VISTA – 01/11 – Até as 06:00h (HORÁRIO LOCAL)
                               SAIDA DE BOA VISTA – 11/11 Até as 14:00h (HORÁRIO LOCAL)




Importante:
- Todos os vôos que chegam a Boa Vista, chegam entre 23H e 02:30
Você TAMBÉM pode fazer todo o trecho de trekking
- Caso queira fazer de bike, traga a sua


ROTEIRO COMPLETO EXPEDIÇÃO MONTE RORAIMA - NUNCA FEITO DE BIKE

O Monte Roraima, localizado na tríplice fronteira Brasil, Venezuela e Guiana é atualmente uma das montanhas mais desejadas pelos montanhistas e trekkers do mundo todo. Eu e Cláudia seremos os primeiros a chegar ao topo (Tepuí) de bike. E nós vamos fazer isto de forma diferenciada, pois teremos carregadores para nossas bagagens.

Paisagens incríveis de grande beleza cênica, uma chegada a base de bike fascinante, caminhadas longas, prazerosas e fáceis além das histórias e lendas inspiradoras são os atrativos do roteiro.

Parte do Tepui não será pedalável, mas dos 3 dias em que ficaremos no topo, terá 1 dia em que conseguiremos alcançar boa parte dos pontos turísticos com a bike. Um outro dia em que conseguiremos pedalar parcialmente e no último dia faremos um trekking, enquanto os indígenas tomam conta de nossas bikes.

Famoso pelo romance de Conan Doyle sobre o Mundo Perdido, o Roraima é uma montanha diferente das outras, pois tem um cume de mais de 100 km2, onde de acordo com o escritor britânico viviam monstros pré históricos. Apesar da fantasia, a paisagem do cume de fato inspira um mundo perdido por conta das diversas formas geológicas bizarras, como torres de pedra, cavernas, fendas profundas, cachoeiras, lagos gelados e a vegetação um tanto exótica, quase sempre envolta em neblina por conta da diferença de temperatura do topo com o entorno da montanha, em latitudes equatoriais.

Mesmo no meio da Amazônia, a região do Roraima não é envolta por florestas, mas sim pela “Gran Sabana”, um tipo de um cerrado venezuelano que se estende pelo estado brasileiro de nome homônimo. Paisagem essa que fará parte dos primeiros dias do bike/trekking. Apesar de fazer parte do Brasil, o acesso e os serviços são todos venezuelanos. A cidade base para este roteiro é a pequena Santa Elena do Uairén, localizada na fronteira com Pacaraima (Brasil). O acesso se dá por uma aldeia indígena, Paraitepuy, ponto de entrada para o Parque Nacional de Canaima onde está a montanha na Venezuela.

Este roteiro de 8 dias e 7 noites, mais os dias de chegada e retorno em Boa Vista e inclui o deslocamento de Boa Vista (RR) até Santa Elena e depois até a montanha (ida e volta). E também inclui guias de montanha, e toda a estrutura para a realização do desafio.

Distância Total: 102 km aproximadamente
Altimetria acumulada: 1920m




















 

​



_____________________________________________________________________________________________________Dia 1 – Boa Vista (Roraima) – Santa Elena de Uairen (Venezuela)
Meio de deslocamento: veículo para você e sua bike
Altitude: 850m

O dia de hoje é reservado para a chegada em Boa Vista. Nós estaremos lhe esperando no Aeroporto (tenha em mente que a maioria dos vôos chegam de madrugada) e depois embarcaremos no transporte para a FRONTEIRA BRASIL – VENEZUELA, onde os "PERMISSOS" irão ser autenticados e validados.

A saída de Boa Vista será às 10AM (HORÁRIO LOCAL) com destino a Santa Elena de Uairén (220km). A chegada está prevista para 02PM no HOTEL em Santa Elena de Uairén. Sendo assim os clientes serão conduzidos para o Hotel e após deixarem seus pertences pessoais serão conduzidos a um Restaurante local para ser feita a refeição do almoço. Pós almoço retornaremos ao Hotel, tendo o cliente a tarde para descansar e se aclimatar.

Sendo assim, teremos uma reunião às 07PM no HOTEL. A participação do briefing é obrigatória e abordaremos todos os aspectos da expedição. Após a reunião todos iremos jantar em uma Pizzaria Local. Pós jantar retornaremos ao HOTEL, e os clientes estarão a vontade.

INCLUÍDO: Pernoite em hotel e Transporte. REFEIÇÕES NÃO INCLUSAS.

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Dia 2 – Santa Elena de Uairén – Paraitepuy – Rio Tek (ou Kukenan)
Meio de deslocamento 1: veículo 4 x 4, até aldeia de Paratepuy para você e sua bike
Meio de deslocamento 2: Bike da aldeia de Paratepuy até o Rio Tek

Altitude: 1050m

Após um delicioso café da manhã, partiremos de Santa Elena de Uairén em veículos 4×4 até a comunidade indígena Paraitepuy (2 horas de viagem). No trajeto iremos fazer o registro no Parque Nacional. Aqui iremos pesar e distribuir a bagagem dos carregadores. Nosso pedal se inícia aqui e será de aproximadamente 5 horas (14km) para o acampamento no rio Kukenan ou Rio Tek. O guia líder vai decidir em que acampamento ficaremos de acordo com o horário de saída e disponibilidade de lugar. Montaremos acampamento e teremos tempo para conhecer a área, tirar fotos e descansar. Temos um rio próximo ao acampamento que permite tomarmos banho.

INCLUÍDO: Transporte. (REFEIÇÕES NÃO INCLUSAS) 
Distância: 14 km
Altimetria acumulada: 402m


______________________________________________________________________________________________________________________________

Dia 3 – Rio Tek (ou Kukenan) – Acampamento base

Meio de deslocamento: Bike
Altitude: 1870m

Tomaremos café da manhã e sairemos por volta das 8PM rumo à base do Roraima. Hoje o percurso é de 12km no entanto iremos ganhar pelo menos 800 metros de altitude. Estimamos 4 horas de bike de duração para isso. Hoje teremos a travessia do rio Kukenan que requer o uso de meias por existirem pedras extremamente escorregadias. Neste dia faremos um rolê de bike para observar o Roraima de perto e penasr no dia seguinte. No acampamento temos um pequeno rio próximo onde podemos tomar banho. Daqui podemos observar o imponente Roraima de perto. Pela noite jantaremos e passaremos as informações sobre o dia seguinte.

REFEIÇÕES NÃO INCLUSAS.
Distância: 12km
Altimetria acumulada: 790m

______________________________________________________________________________________________________________________________


Dia 4 – Acampamento Base – Topo – Hotel Principal – Maverick
Meio de deslocamento: Trekking
Altitude: 2820m

Hoje teremos apenas 6 km de percurso, no entanto ganharemos 800 metros de altitude. Logo na saída do acampamento já teremos uma trilha bem sinuosa e íngreme pela mata que nos leva rapidamente à base da parede do Roraima. Caminharemos através de uma densa floresta, raízes e pedras soltas. Este será um dos momentos mais bonitos do trekking, com paradas durante o trajeto para fotos e descansos. O percurso todo levará de 4 a 6 horas e teremos água em 3 pontos da trilha. Chegaremos a 2800 metros de altitude e por este motivo a temperatura cairá consideravelmente. Se houver tempo, podemos ainda visitar a pedra Maverick que é o ponto mais alto de todo o complexo com 2820m.

REFEIÇÕES NÃO INCLUSAS. 
Distância: 6km
Altimetria acumulada: 785m


__________________________________________________________________________________________________________________________________

Dia 5 – Fronteira Tríplice – Vale dos Cristais – Acampamento Coati
Meio de deslocamento: Trekking
Altitude – 2800m

Após o café da manhã no hotel/caverna PRINCIPAL, iniciaremos a caminhada de 4 a 5 horas até o Acampamento Coati que fica do lado brasileiro. No caminho vamos parar na fronteira tríplice Brasil/Venezuela/Guiana Inglesa. Há apenas 300 metros dali temos o Vale dos Cristais. Um curioso ponto onde há milhares de pequenos cristais e formações curiosas. Em menos de 1 hora depois do ponto tríplice já temos o Hotel Coati, que é uma imensa caverna de arenito onde cabem dezenas de barracas. Ali existe uma espécie de hall de onde se pode ver o céu. Não teremos muito desnível hoje, no entanto teremos algumas descidas e subidas devido ao terreno acidentado do topo do Roraima.

REFEIÇÕES NÃO INCLUSAS. 
Distância: 12km

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Dia 6 – Acampamento Coati – Lago Gladys – Mirante da Proa
Meio de deslocamento: Trekking
Altitude – 2800m

Os que estiverem dispostos, poderão sair bem cedo para ver o nascer do sol do mirante do Roraiminha (um tepui menor), localizado a 500 metros de Coati. Tomaremos café da manhã e faremos uma caminhada de 6km na direção do Lago Gladys, um curioso lago no fundo de uma caverna de teto colapsado. No caminho iremos comer o lanche de trilha e depois seguir à imensa greta que separa a proa do Roraima. Este será o ponto mais ao norte do nosso roteiro e se o tempo permitir, poderemos avistar lindas paisagens da floresta equatorial da Guiana. Voltaremos para o acampamento Coati para jantar e dormir. Para aqueles que preferem um pouco de descanso, podem ficar no acampamento.

REFEIÇÕES NÃO INCLUSAS. 
Distância: 14km

________________________________________________________________________________________________________________________________

Dia 7 – Acampamento Coati – El Foso – Ventana – Yacuzi – Hotel Sucre
Meio de deslocamento: Trekking
Altitude: 2800m

Após caminhar por 2 horas saindo de Coati, estaremos no Foso, que é um grande buraco de 10 metros de diâmetro e dentro tem um pequeno lago. É possível chegar lá dentro através de um caminho sinuoso. Se o tempo permitir, iremos visitar a curiosa Ventana, que é uma formação rochosa que lembra uma janela. No fundo da janela está a paisagem da distante floresta amazônica. No caminho temos as Yacuzis que são piscinas que lembram banheiras jacuzi. Nossa noite será no Hotel Principal ou Hotel Sucre.

REFEIÇÕES NÃO INCLUSAS.
Distância: 12km

________________________________________________________________________________________________________________________________

Dia 8 – Retorno ao Rio Tek
Meios de deslocamentos: Trekking e bike
Altitude: 1050m

Após café da manhã bem cedo, sairemos para um dia de caminhada de aproximadamente 8 horas e 1600m de perda de altitude. As primeiras três horas de descida são bem íngremes e é preciso ter cuidado. Iremos comer o nosso lanche de trilha no acampamento base e depois seguir para o acampamento Rio Tek, onde teremos o nosso último jantar. Antes de chegar em Rio Tek teremos 2 rios para atravessar.

REFEIÇÕES NÃO INCLUSAS. Distância: 18km

________________________________________________________________________________________________________________________________

Dia 9 – Descida para Santa Elena de Uairen

Meio de deslocamento 1: Bike até Paratepuy
Meio de deslocamento 2: 4 x 4 de Paratepuí até Santa Elena de Uairen


Com um pedal de cerca de 3 horas chegaremos até Paraitepuy onde teremos os nossos veículos 4×4 nos esperando com bebidas geladas. Teremos o nosso almoço no caminho e depois seguiremos para Santa Elena de Uairen onde teremos o Hotel reservado.

INCLUÍDO: Pernoite em hotel e Transporte.
Refeições NÃO INCLUSAS.
Distância: 14km

________________________________________________________________________________________________________________________________

Dia 10 – Boa Vista
Meio de deslocamento
: Veículo

Dia de retorno ao Brasil com deslocamento rodoviário para Boa Vista (220km). A saída de Santa Elena de Uairén será de manhã com previsão de chegada antes das 2PM em Boa Vista.

Recomendamos comprar um vôo após as 6PM.

INCLUÍDO: TRANSPORTE ATÉ BOA VISTA(AEROPORTO).
REFEIÇÕES NÃO INCLUSAS. 

** O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas, performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.

________________________________________________________________________________________________________________________________

 

                                                      EQUIPAMENTOS EXPEDIÇÃO MONTE RORAIMA 2023

 

* ESSENCIAIS PARA ACAMPAMENTO E TRANSPORTE:

-Mochila cargueira ✔
-Barraca ✔ (temos para alugar)
-Saco de dormir ✔
-Isolante térmico ✔
-Shit tube ✔

 

* VESTUÁRIO:
-Anorak ✔(corta vento)
- Blusa de fleece ✔(com isolamento térmico)
-4 Camisas ✔
-3 Calças✔ (2 ataque e 1frio)
-6 Pares de meias ✔
-Bota de trekking ✔
-Chinelo ✔
-1 Touca ✔
-2 Luvas ✔ (ataque e frio)
-Chapéu ✔


*COZINHA:
-Fogareiro ✔
-3 Bujões de gás (para 2 pessoas) ✔
-Panelas ✔
-Talheres ✔
-Copo ✔
-Isquiero e fósforo ✔


*OUTROS EQUIPAMENTOS:
-Capa de chuva ✔(Pessoal e Mochila)
-Lanterna de barraca ✔

-Lanterna de cabeça ✔
-Pilhas reservas ✔
-1 Garrafa de água / camelbak ✔
-Bastão de trekking ✔

*ACESSÓRIOS:
-Camera ✔
-Powerbank✔

*ITENS PESSOAIS:
-Escova de dente ✔
-Toalha de Banho ✔
-Creme dental ✔
-Sabonete ✔
-3 rolos de papel higiênico ✔
-Protetor solar ✔
-Protetor labial ✔
-Repelente ✔

Tudo dentro de sacos plásticos ou sacos estanques devido as condições climáticas da região.

Venha fazer com a gente em 2024

bottom of page